faq-2Perguntas Frequentes sobre Coberturas Metálicas Revestidas a Alumínio e Zinco

Benefícios da instalação de uma cobertura metálica

Há muitos benefícios na instalação de uma cobertura metálica: está disponível numa grande variedade de perfis e de cores; é, em larga medida, resistente a agentes invasores; e tem uma elevada eficiência térmica quando bem isolada, tornando o edifício mais confortável e acessível, ao ser ocupado.

  • Para arquitectos, é um material versátil que lhes permite flexibilidade criativa e funcional.
  • Para engenheiros, é leve, mas muito forte, e oferece um desempenho estrutural e climático excepcional.
  • Para o planeta, a cobertura metálica é energeticamente eficiente e sustentável: uma grande parte do seu material de construção é reciclada e é 100% reciclável no final da sua vida útil.
  • Tem uma grande longevidade e trata-se do substrato ideal para muitas tecnologias ecológicas, como os sistemas de energia solar fotovoltaica, sistemas solares térmicos de água, sistemas de captação de água, entre outros.
  • A cobertura metálica também pode ser efectivamente isolada para criar espaços que proporcionem valores R ideais (eficiência térmica e conforto interno, além da óbvia poupança de energia!)

 

P- Todas as chapas metálicas revestidas ou pré-pintadas têm a mesma qualidade?

R  - O revestimento de aço mais moderno e mais amplamente utilizado em todo o mundo tem, na sua constituição, uma mistura de zinco e alumínio, que combinam na perfeição para proporcionar uma protecção de revestimento ideal ao núcleo de aço. As investigações ao nível mundial determinaram que o desempenho do aço revestido com alumínio e zinco oferece uma vida útil pelo menos quatro vezes maior do que a de uma chapa de zinco galvanizada equivalente, da mesma espessura do revestimento e na mesma aplicação. Como parte do compromisso que a Safintra tem em fornecer coberturas e materiais de prestígio mundial, recomendamos que opte pelo aço revestido de alumínio e zinco, a principal tecnologia de revestimento metálico do mundo, para uma vida útil prolongada. (Veja, neste site, o PDF intitulado “Benefícios da tecnologia de revestimento de alumínio e zinco”)

 
P- Existem diferentes materiais recomendados para diferentes condições ambientais?

R - Para zonas rurais e do interior, um revestimento de alumínio e zinco de 150 g/m2 (conhecido como AZ 150) dará uma vida útil na ordem dos 15 anos ou mais. Para ambientes extremamente corrosivos, e até de 1-2km da costa, ou de zonas com características semelhantes, recomendamos que o aço tenha uma camada mínima de AZ 200 (revestimento mais espesso de alumínio e zinco), para suportar melhor esses ambientes agressivos.

Safintra também fornece material de alumínio e Rheinzink para aplicações especializadas.

  • Uma alternativa ao aço revestido de AZ 200 é o alumínio. O alumínio é mais leve e macio do que o aço revestido com uma camada ligeira, de modo a que, geralmente, é usado em medidas mais espessas do que o aço.
  • Rheinzink is a titanium-zinc material which is maintenance-free and offers a service life of 75 years or more in all environments. The material is available in three finishes: bright rolled, "preweathered blue-grey" and O Rheinzink é um material de zinco-titânio de alta qualidade, que não necessita de manutenção e oferece uma vida útil de 75 anos ou mais em todos os ambientes. O material está disponível em três acabamentos: polido e brilhante (bright rolled), "prePatina BlueGrey" e "prePatina GraphiteGrey". A Safintra pode perfilar os modelos Classicor® Ondulado e Saflok® 410 em Rheinzink. Para mais informações, visite www.rheinzink.co.za 
 
P- Qual são as diferenças de custo entre um telhado metálico e outros materiais de cobertura?

R- Uma vez que a cobertura metálica revestida com alumínio e zinco (Zincal, Zincalume) é um produto de excelente qualidade, pode esperar um preço aproximado ao de um telhado com telhas de argila. Porém, a longo prazo, os proprietários vêem um grande benefício nos telhados metálicos, ao contrário daqueles com telhas, pois não necessitarão de reparações por, pelo menos, 30 anos. Um telhado metálico também lhe fará poupar muito dinheiro nas contas de energia, caso seja devidamente isolado.

 
P- Qual é o período de vida útil de um telhado metálico?

R-  O período de vida útil que se espera dos telhados metálicos dependerá de vários factores, incluindo condições climatéricas e o tipo de material inicialmente especificado. No geral, um telhado metálico tem, em termos estéticos, uma vida que ronda os 30 anos. No entanto, a nível funcional, aproxima-se dos 60 anos. O melhor desempenho possível de qualquer telhado será assegurado pela realização de inspecções regulares (de preferência anuais) e por uma manutenção sempre feita atenta e atempadamente.

 

P- Um telhado metálico pré-pintado tem o mesmo período de vida útil de um telhado metálico revestido (não pintado)?

R-  O período de vida útil depende apenas do revestimento metálico. A adição de cor tem uma finalidade essencialmente estética..

 
P- Posso obter uma garantia da minha Cobertura Metálica Safintra?

R- Os Sistemas de Cobertura Metálica Safintra têm garantias significativas a longo prazo (até 20 anos) contra a perfuração do material de cobertura. Além disso, oferecemos uma garantia sobre os acessórios de fixação que tem, no mínimo, a duração da garantia do material de cobertura. Também pode obter uma garantia de montagem a partir dos responsáveis pela montagem que recomendamos.

 
P- Que tipo de acessório de fixação (fixador) deve ser usado?

R- Para um desempenho optimizado, a garantia de vida útil dos seus fixadores deve corresponder à garantia de vida útil da chapa que está a ser usada. Todos os fixadores recomendados pela Safintra têm uma Garantia do Fabricante e têm um sistema de revestimento em conformidade com as normas SANS 1273 -2009 (AS 3566.2-2002).

  • Os Sistemas de Fixação Oculta Saflok apenas terão garantia se forem instalados com fixadores aprovados pela Safintra.
  • Somente fixadores de Classe 3 ou 4 devem ser usados ​​com chapas revestidas de alumínio e zinco / ZincAl / Zincalume, bem como chapas pré-pintadas com Colourplus / Colorbond.
  • Os fixadores de Classe 4 devem ser utilizados em raios de até 5 km da costa, de rios ou de outros ambientes corrosivos.
  • Para coberturas em alumínio, utilize APENAS fixadores de aço inoxidável.
 
P- Devem utilizar-se impermeabilizações metálicas ou o material à prova de água é suficiente?

R-  Apesar dos avanços nos produtos externos de impermeabilização nos dias de hoje, os raios nocivos do sol acabarão por causar danos nas estruturas. Estes tipos de produtos, embora muito eficazes, devem, idealmente, ser protegidos contra a exposição prolongada ao sol, de modo a que uma impermeabilização metálica acabava por ser a solução óbvia. 

 
P- A cobertura metálica é mais ruidosa do que outras coberturas?

R- Os “estalidos” de uma cobertura metálica devem-se, sobretudo, à expansão e contracção térmica e é difícil silenciá-los sem isolamento. Quando a cobertura é instalada com um isolamento de qualidade, também irá ficar livre de outros sons, como o da chuva, do granizo ou de outras tempestades – tão bem ou melhor do que com outros tipos de cobertura.

 
P- A cobertura metálica é pesada?

R- Os telhados metálicos são, regra geral, 75% mais leves do que telhas ou placas de betão. Em conjunto com o formato das chapas e da grande resistência que têm em relação ao seu peso, isto significa que até a subestrutura pode ser muito mais leve, utilizando menos vigas/traves do que um telhado com telhas de argila.

 
P- Qual é a resistência de uma cobertura metálica a condições climatéricas extremas?

R- Um telhado metálico pode aguentar décadas de condições climatéricas extremas, como ventos fortes, nevões, tempestades de granizo e até incêndios. Perante ventos muitos fortes, um sistema de cobertura metálica bem instalada terá uma grande resistência ao cento, em conformidade com as normas SANS.

 
P-  O que acontecerá a uma cobertura metálica em caso de tempestades eléctricas?

R- Os relâmpagos ocorrem a partir dos objectos mais altos de determinada área, independentemente do material com que são feitos. As coberturas metálicas não formam nem atraem relâmpagos e, no caso de serem atingidas, não são inflamáveis.

 
P- E em relação ao fogo?

R- Um telhado metálico é completamente não inflamável e proporciona uma grande protecção contra incêndios externos. Além disso, o baixo peso dos nossos produtos minimiza qualquer ameaça de desmoronamento que possa ocorrer em caso de incêndio no interior.

 
P- E em caso de granizo?

R- O metal não perde resistência ao impacto com o passar do tempo – ao contrário de outros produtos, que ficam mais susceptíveis a danos com o passar de cada ano. No caso de uma tempestade especialmente severa, mesmo que haja alguma amolgadela, um telhado metálico será sempre tão impermeável como no início.

  

P- Pode caminhar-se sobre uma cobertura metálica?

R- Sim. E os telhados metálicos não perdem a resistência com o passar do tempo, tornando-os sempre tão seguros como se fossem novos. Caso se caminhe muito, ou com muito peso, recomendamos que se instalem passagens para esse efeito sobre o telhado – informe-se connosco antes da sua instalação..

 
P- Parece haver muitas opções para as coberturas metálicas. Como é que posso escolher a solução ideal para mim?

R- A Safintra trabalhará em estreita colaboração consigo para que possa escolher a cobertura adequada às suas necessidades. Uma das grandes vantagens sobre coberturas metálicas é a ampla variedade de produtos disponíveis. A nossa equipa está aqui para ajudá-lo/a.

 
P- Em caso de renovação, um telhado existente precisa de ser removido para se instalar uma nova cobertura metálica?

R- Não necessariamente. Na maior parte das situações, um telhado metálico novo pode ser instalado directamente sobre um telhado metálico antigo. Informe-se junto da Safintra sobre o sistema de reabilitação de coberturas Ashgrid, que é, ao mesmo tempo, vantajoso economicamente e altamente eficiente para fins de isolamento, em conformidade com a nova legislação de construção que rege a eficiência térmica nos edifícios. É uma grande vantagem que um telhado bem isolado num edifício bem projectado reduza drasticamente a suas contas de energia!

 
P- A cobertura metálica é energeticamente eficiente?

R- As coberturas metálicas pré-pintadas em cor clara, juntamente com baixa massa térmica, proporcionam um arrefecimento rápido após um longo dia de Verão, tornando os interiores mais frescos. Por outro lado, durante o Inverno, um sistema de cobertura devidamente isolado consegue reter o calor no interior do edifício e proporcionar um conforto imediato.

 
P- Um telhado metálico é amigo do ambiente?

R- Um telhado metálico é um telhado ecológico, pois é feito a partir de materiais com até 60& de conteúdos reciclados e o seu longo período de vida útil garante sustentabilidade. Além disso, há a sua eficiência energética e a capacidade de serem instalados sobre a maioria dos telhados já existentes (evitando o descarte de materiais antigos). Tendo tudo isto em perspectiva, terá aquela que é provavelmente a solução de telhado mais amiga do ambiente disponível no mercado!

 
P- A água que escoa de uma cobertura metálica é potável?

R- Sim, a água que escoa dos nossos produtos está em conformidade com as normas da Organização Mundial de Saúde. No entanto, a água das chuvas é variável em de região para região: devem ter-se sempre em conta as condições atmosféricas. A água acumulada durante as primeiras ou segundas chuvas, após longos períodos de seca, poderá estar contaminada, devido à acumulação de resíduos.Embora a cobertura metálica em si esteja bem protegida contra os vários elementos, é necessária uma manutenção preventiva para garantir um desempenho ideal. Isso inclui inspecções periódicas do telhado, bem como a lavagem regular de coberturas pré-pintadas, com uma mangueira e água corrente. Não use escovas duras, pois estas riscarão a superfície.

 
P- Como deve proceder-se à manutenção de uma cobertura metálica?

R- Embora a cobertura metálica em si esteja bem protegida contra os vários elementos, é necessária uma manutenção preventiva para garantir um desempenho ideal. Isso inclui inspecções periódicas do telhado, bem como a lavagem regular de coberturas pré-pintadas, com uma mangueira e água corrente. Não use escovas duras, pois estas riscarão a superfície.

 
P- O que posso fazer para proteger as extremidades das chapas?

R- As extremidades e outras áreas onde o metal base está exposto estão protegidas pelo revestimento. Devido a um fenómeno chamado “acção galvânica”, que se desencadeia quando a humidade está presente, o revestimento sacrifica-se, oferecendo-se para corrosão em vez da base em aço.

Pode aplicar-se parafina limpa nas extremidades para impedir ainda mais a corrosão.

 
P- Por que se utilizam coberturas metálicas pré-pintadas em fábrica?

R- Factory As coberturas metálicas pré-pintadas em fábrica conservam a boa aparência e durabilidade por décadas, devido ao seu fabrico em condições controladas pela fábrica, proporcionando acabamentos de alta qualidade que se limpam por si em condições de chuva, são antibacterianos e antifúngicos e têm grande reflexão térmica, para maior conforto no interior. As opções Colorplus e Colorbond consistem em produtos pintados com cores de excelente qualidade sobre uma base metálica revestida de alumínio e zinco.

 
P- O que deve ser feito se a pintura for riscada?

R- Não recomendamos que o material Colorplus e Colorbond seja retocado. Se o risco ou o defeito for superficial, o melhor é mesmo deixá-lo intacto. Se os riscos forem profundos e chegarem ao revestimento protector metálico protector de alumínio e zinco, deve considerar-se a substituição das chapas afectadas.

 
P- Onde posso encontrar um empreiteiro respeitável / Posso ser eu a instalar o produto?

R- A Safintra SA tem um painel de responsáveis pela montagem aprovados, que são peritos em instalações de coberturas metálicas. Muitos também lhe oferecerão uma garantia de instalação, o que lhe dará tranquilidade.

Trabalhos menores podem certamente ser assumidos por si, mas, antes de pôr as mãos à obra, recomendamos que nos contacte para obter mais informações sobre os produtos, que lhe serão fornecidas pela nossa equipa qualificada.